Mulheres empoderadas são protagonistas do Mês da Mulher no Materno-Infantil

Representantes populares reconhecidas e empoderadas
Ascom

Rodas de conversa no Centro de Parto Normal (CPN) com gestantes e puérperas, terapias ocupacionais com as mães que aguardam os filhos receberem alta das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), um lindo acolhimento com entrega de flores promovido pelo Serviço Social e um debate tendo como convidadas mulheres empoderadas da região que contaram suas histórias de superação, defenderam o protagonismo feminino e o combate a todo tipo de violência contra a mulher, marcaram as comemorações do Mês da Mulher, no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, na última sexta-feira (08) à tarde. O HIMJS é uma obra do Governo da Bahia administrado pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS).

“Resolvemos, desta feita, realizar um evento bem diversificado onde tivéssemos menos mulheres poderosas para termos mais mulheres empoderadas”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do hospital, enfermeira Ayalla Campos. Por isso, foi possível reunir na Recepção Principal do HMIJS, mulheres como a gari Silmara Arcanjo, que trabalha na limpeza pública de Itabuna mas que, com esforço, concluiu o curso técnico de Enfermagem e está em fase final do curso de instrumentação cirúrgica; com a líder de um assentamento rural, Ailana Reis, que conseguiu concluir o curso técnico de Agropecuária, graduou-se em Ciências Biológicas, fez pós-graduação e lidera um movimento composto, em sua grande maioria, por homens distribuídos em 40 família no Assentamento Vitória, em Ilhéus.

“Foi um momento histórico”, definiu a diretora-geral do HMIJS, Domilene Borges. Essa mesma impressão tiveram os participantes da iniciativa que emocionou ao público presente. Depois de mais de duas horas de debate, foram distribuídos entre os participantes mudas de cactos, pelo simbolismo de ser uma planta resistente e adaptável, com espinhos, mas que gera flores, além de possuir um exterior forte e um interior belo com marcas da fortaleza e persistência.

Veja a lista de homenageadas.

Silmara Arcanjo – Gari

Silmara Arcanjo é gari há sete anos. Formou-se no Curso Técnico de Enfermagem. Agora está concluindo o curso de instrumentação cirúrgica.

Danielle Matos Araújo

Psicóloga e Pós-graduanda em psicologia perinatal. Um currículo deste teve início na roça até os 15 anos. Quando chegou na cidade iniciou a faculdade. Parou, voltou. Foi preciso força e coragem pra ressignificar a história. Hoje tem consultório, atende pacientes daqui e de fora e trabalha no HMIJS.

Ailana Reis

A indígena Ailana teve o primeiro filho aos 15 anos. Aos 17 perdeu a mãe. Aos 18 foi mãe novamente. Aos 19 ficou viúva. Em 2007, formou-se no curso técnico de Agropecuária. Em 2010, beneficiada pelo Prouni, ingressou e concluiu graduação em Biologia. Depois fez Pós-Graduação e voltou pro campo. Em 2022, tornou-se a primeira mulher presidente do Assentamento Nova Vitória.

Andreia Ferreira Matos

Andréia é motorista profissional. Dirige ônibus pelas ruas e avenidas de Ilhéus. Começou como cobradora em 2006. Dez anos depois, assumiu o volante do ônibus.

Neuza Araújo

Assumiu a borracharia do marido, que ficou doente, há 25 anos. Alguém tinha que colocar a mão na massa. Dona Neuza foi. No início, ela conta, muita gente que chegava voltava da porta sem o serviço feito. Não acreditavam que uma mulher pudesse dar conta da força.

Tábata Lessa

A ginecologista obstetra Tábata Lessa é formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Há dois anos reside em Ilhéus, onde desenvolve um trabalho com foco em saúde intima feminina e qualidade de vida.

Tati Yanco

É mãe e doula há 10 anos. Terapeuta Ayurveda com especialização em ginecologia e obstetrícia Ayurvédica, professora de Yoga, cuidadora dos ciclos sagrados femininos e guardiã da Casa Dourga.

Carla Bastos

Carla é formada em obstetrícia. Em 2002 quando abriu o seu próprio consultório, em Brasília, ela passou a aliar o cuidado técnico à humanização da assistência. Há 13 anos chegou à Bahia. E reingressou no SUS com a chegada no Materno-Infantil.

Enilda Oliveira

Enilda Mendonça é vereadora e presidente da Comissão permanente de Mulheres. Também é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres.

Larissa Gouveia de Melo Mateus

Larissa é psicóloga. Foi mãe de UTI no nascimento da primeira filha quando já fazia faculdade. Descobriu alí a vontade de atuar no hospital. Ela atua no HMIJS.

Iamara Fonseca

Iamara é formada em enfermagem. Sua trajetória tem a marca da Saúde da Família e Assistencial. Atualmente se dedica à Saúde da Mulher no Campo da Obstetrícia, no Ambulatório do Materno-Infantil.

Domilene Costa

Domilene formou-se em Enfermagem. Trabalhou na assistência mas logo depois passou a se dedicar à gestão. Já foi secretária municipal de Saúde dos municípios de Floresta Azul, Itapé, Buerarema, Ibicaraí e Uruçuca. Também coordenou o Núcleo Regional de Saúde Sul. Desde dezembro de 2022, é diretora-geral do Materno-Infantil.